Glossário

A

Aceleradora

O próprio nome sugere o propósito princiBtnl das aceleradoras. Basicamente, elas visam dar todo a mentoria necessária durante certo período para que startups cresçam mais rapidamente. Esse processo pode ser governamental ou financiado por empresas privadas e não necessariamente inclui investimento financeiro, mas também mentorias e empréstimo de infra-estrutura.

Ativos intangíveis

Bens e direitos não palpáveis reconhecidos pelas partes interessadas como “patrimônio” da organização e considerados relevantes para determinar o seu valor.Exemplos: a marca, os sistemas e processos da organização.Os ativos intangíveis podem abranger, entre outros: Ativos de mercado: potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, canais de distribuição, franquias etc. Ativos humanos: benefícios que o indivíduo pode proporcionar às organizações por meio de sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica. Ativos de propriedade intelectual: aqueles que necessitam de proteção legal para proporcionar benefícios às organizações, tais como: know-how, segredos industriais, copyright, patentes, design etc. Ativos de infraestrutura: tecnologias, metodologias e processos empregados, como sistema de informação, métodos gerenciais, bancos de dados etc.

Aprendizado ou aprendizagem organizacional

Processo de mudança da base de valores e dos conhecimentos da organização, levando a um incremento da habilidade na resolução de problemas e na capacidade de ação frente às demandas do meio ambiente.

Atributos do produto

Características importantes do produto que, na percepção do cliente, podem influir em sua preferência. Exemplos: funcionalidade, disponibilidade, preço e valor para o cliente.

Angels

Os chamados “angels” nada mais são do que investidores que apostam em grandes ideias que ainda não são negócios formados. Muitas das vezes elas nem foram tiradas do papel. É difícil generalizar suas intenções, mas essa estratégia funciona como uma aplicação financeira de alto risco, que se der certo, pode valer muito mais.

Angel Round

Esse é o momento, como a própria tradução sugere, em que ocorre a captação de recursos do investidor pela startup.

Aporte

Diz respeito a qualquer apoio dado às startups e pode ser tanto financeiro como um mentoria e compartilhamento de experiência.

Logomarca Unipam

UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas

Rua Major Gote, 808 - Caiçaras - 38702-054 - Patos de Minas, MG.

© 2024 Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Todos os direitos reservados.