Conheça

Sobre a Incubadora

Criada em março de 2002, a IEP – Incubadora de Empresas de Patos de Minas foi estruturada a partir da visão de suas entidades parceiras: CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, ACIPATOS – Associação Comercial de Patos de Minas, ADESP – Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas, FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Alto Paranaíba, Prefeitura Municipal de Patos de Minas e UNIPAM – Centro Universitário de Patos de Minas.

No ano de 2015, a incubadora deu início ao processo de estruturação e implantação do Modelo Cerne I de Gestão (O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua. O objetivo do Cerne é oferecer uma plataforma de soluções, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos. Dessa forma, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas) e, neste momento, está em fase de consultorias para adaptação de processos e formulários visando a certificação.

No início do ano de 2016, passou por um processo de remodelação de identidade visual, passando a se chamar Farol Incubadora. Este nome deu-se ao fato de que, assim como um Farol, a incubadora ilumina caminhos e oferece toda base possível para que nossos navegantes alcancem os resultados almejados.

A Farol Incubadora é uma entidade sem fins lucrativos que visa dar sustentabilidade a empresas que estão se constituindo, a empreendedores que tenham uma ideia e desejam transformá-la em negócio, a pesquisadores que desenvolvam pesquisas de novos produtos/serviços e que tenham como premissa a inovação tecnológica e até mesmo aquele pesquisador que desenvolveu um produto e não sabe como colocá-lo no mercado. Por ser uma entidade sem fins lucrativos a Incubadora é sustentada pela mensalidade das empresas incubadas e apoio financeiro de entidades parceiras, tendo como principal mantenedora a Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM.

Está localizada no campus 1 do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e, após 18 anos de existência, contando atualmente com 3 empresas incubadas e 19 graduadas, pode-se afirmar que já é reconhecida nacionalmente, com credibilidade, no setor de incubação de empresas e territórios de inovação.

Missão

Transformar ideias em negócios de sucesso, estimulando o empreendedorismo e a inovação nos meios acadêmico, social e empresarial, promovendo alto impacto no desenvolvimento econômico e social no âmbito das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.

Valores

Inovação

Ética

Respeito

Comprometimento

Qualidade

Responsabilidade social

Desenvolvimento sustentável

Excelência em gestão

Visão

Ser reconhecida como o melhor ambiente de inovação das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro pelo seu modelo de gestão e geração de negócios altamente sustentáveis.

Logomarca Unipam

UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas

Rua Major Gote, 808 - Caiçaras - 38702-054 - Patos de Minas, MG.

© 2024 Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Todos os direitos reservados.